Roteiro do passeio de barco pelas Ilhas de Itacuruçá – RJ

Tempo de leitura: 5 minutos

Roteiro do passeio de barco pelas Ilhas de Itacuruçá - RJ - Vamos Trilhar

O passeio de barco pelas ilhas de Itacuruçá é uma das aventuras mais legais a se pode fazer quando se viaja para a região da Costa Verde, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro.

Isso porque ele é uma das únicas formas de acessar as mais exclusivas praias da região, além de dar mais conforto e segurança ao visitante. Pode ser feito por adultos e crianças, o que é excelente para quem gosta de viajar em família.

Neste artigo, você vai ver todos os detalhes para aproveitar essa que é uma forma das formas mais divertidas de visitar diversas localidades da Costa Verde com comodidade e sem perder tempo.

Toda a nossa viagem foi feita em parceria com a Agência Aventureiros, que nos convidou para comemorar o seu aniversário de 13 anos com eles. Eles fazem esse roteiro com frequência, basta acessar o site para conferir o roteiro completo e valores.

Confira todos os detalhes, a seguir!

Sobre Itacuruçá

Itacuruçá é um distrito de Mangaratiba, cidade situada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. É um dos mais famosos destinos de quem faz turismo na chamada Costa Verde — região que compreende diversas cidades do estado do Rio e também do litoral norte de São Paulo.

Itacuruçá é o ponto de partida para passeios às ilhas quase desertas de um arquipélago que compreende também Martins e Jaguanum. Elas são banhadas pelas águas verdes típicas da região e têm algumas pousadas e biroscas que fazem a alegria dos turistas.

Ilha de Itacuruçá

Ilha de Itacuruçá - RJ - Vamos Trilhar

O passeio de barco da região passa perto da ilha, mas não para ali. Permite apenas contemplação das praias, que são muito lindas.

As praias da Ilha de Itacuruçá são Praia Grande, bastante movimentada; Prainha, que é praticamente selvagem; Águas Lindas, que tem algumas casas de veraneio muito bonitas; Praia do Boi e da Sapioeira, que são duas prainhas com rústicas casinhas de pescadores.

Quem visita a Ilha de Itacuruçá tem a oportunidade de fazer várias trilhas, uma delas conduz a pequenas cachoeiras, riachos e a um pico de 330 metros de altitude, que dá uma vista panorâmica muito interessante.

A Ilha de Itacuruçá tem uma extensão de cerca de 994 hectares e vinte e seis quilômetros de perímetro. É bastante apreciada por ser um local ideal para caminhadas ecológicas.

Uma curiosidade interessante: o Iate Clube de Itacuruçá o 3º maior da América Latina.

Ilha dos Gatos (Ilha Furtada)

Ilha dos Gatos (Ilha Furtada) - Ilhas de Itacuruçá - RJ - Vamos Trilhar

A Ilha de Furtada é mais conhecida como Ilha dos Gatos, justamente porque abriga centenas de gatos vivendo de maneira selvagem. Não há uma explicação definitiva para que a população felina se instalasse lá, mas o mais provável é que alguns animais tenham sido abandonados e deram origem à população atual.

O passeio de barco pelas Ilhas de Itacuruçá só faz uma passagem para observação do lugar, que é muito bonito. Isso porque os especialistas não recomendam o contato humano com os animais.

Confira uma reportagem feita pelo Domingo Espetacular, da Record TV, sobre o lugar:

Ilha de Jaguanum

Ilha de Jaguanum - Ilhas de Itacuruçá - RJ - Vamos Trilhar

O passeio de barco pelas Ilhas de Itacuruçá também contempla a Ilha de Jaguanum. Essa é uma ilha em que os visitantes podem descer, especialmente nas praias do Araçá, da Catita e do Sul.

Essa praia é mais movimentada, pois, além de linda, é propícia para pesca, banhos de mar, prática de esportes náuticos e também ecoturismo. É um ambiente paradisíaco que oferece caminhadas por trilhas de escaladas e descidas de nível de dificuldade médio.

Confira, a seguir, uma descrição de cada uma das praias da Ilha de Jaguanum:

Praia do Araçá

Praia do Araçá - Ilhas de Itacuruçá - RJ - Vamos Trilhar

A Praia do Araçá tem cerca de  200 m de extensão e ancoradouro onde as embarcações podem se acomodar. É bastante agradável para banhos, inclusive há lugares para crianças se divertirem sem grandes preocupações. As águas são claras e a faixa de areia é bastante extensa.

Praia da Catita

A Praia da Catita é tranquila e pouco movimentada. Além dos turistas, é bastante frequentada por moradores da região. Com uma boa faixa de areia, possui mar tranquilo, de águas esverdeadas. Abriga a Igreja de São Pedro e moradias de pescadores.

Assim como a Praia do Araçá, a Praia Catita é um bom lugar para visitação de famílias, pois conta uma infraestrutura moderada/simples, mas que atende aos visitantes. É possível comer petiscos e se servir de bebidas refrescantes em barzinhos bem aconchegantes.

Outro atrativo da Praia da Catita é a área verde que a circunda. Quem gosta de apreciar a natureza e descansar à sombra das árvores, com certeza vai adorar passar um tempo ali.

Praia do Sul

Praia do Sul - Ilhas de Itacuruçá - RJ - Vamos Trilhar

A Praia do Sul é simples e muito bela. Recebe milhares de turistas durante a alta temporada, em sua maioria provenientes de passeios de barco.

Com uma boa faixa de areia clara e fofa, é banhada por um mar tranquilo, em tom esverdeado.

A beleza do local se dá pelos morros constantemente verdes por conta da vegetação nativa. Também abriga uma comunidade de pescadores que dá um tom bucólico e familiar ao lugar.

Quem visita a Praia do Sul costuma aproveitar para descansar à sombra de uma árvore, apreciar o contato com a natureza e mergulhar em águas transparentes. Apesar de encontrar vendinhas locais, é indicado que o turista leve alimentos e bebidas.

Vista da Restinga de Marambaia

Por fim, um outro atrativo do passeio de barco pelas ilhas de Itacuruçá é a vista da Restinga de Marambaia.

Essa é uma área administrada pela Marinha do Brasil e pelo Exército Brasileiro. Portanto, não é possível adentrá-la, podendo o visitante apenas avistá-la de longe, o que já é muito interessante devido à beleza natural abundante.

Que tal, ficou com vontade de fazer o passeio de barco pelas ilhas de Itacuruçá? Nós estivemos por lá e registramos tudo em vídeo. Confira agora neste post: Itacuruçá: passeio de barco pelas ilhas da região – RJ (ft. Agência Aventureiros) #54.

2 Comentários


  1. Onde pego o barco pra ter acesso a ilha de jaguanum em itacuruçá ????

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *