Tempo de leitura: 4 minutos
A Fortaleza de Santa Cruz da Barra, localizada no bairro de Jurujuba em Niterói, é uma edificação militar construída com a finalidade de proteger a entrada da Baia de Guanabara contra possíveis invasões. Ela forma o que os militares consideram uma ‘linha de tiro’ com a Fortaleza de São João, no bairro da Urca, no Rio, e o Forte da Laje, que fica entre ambas.
Recheado de histórias, este lugar merece ser visitado. Lá, você pode observar baterias de canhões, um paiol de munições e outras curiosidades, lendas e até histórias de fantasmas que supostamente vivem no local.
Conta-se que em 1555 o invasor Nicolas Durand de Villegagnon, então a serviço do governo francês, tentou instalar seus canhões neste local. Ele foi derrotado por Estácio e Men de Sá e, posteriormente, os portugueses montaram o forte por perceberem que se tratava de um local estratégico para a defesa do Brasil.
Pouco tempo depois, em 1599, os portugueses conseguiram impedir que um navio holandês, capitaneado por Oliver Van Noort, adentrasse a Baia e fizesse uma invasão. Mas o nome Fortaleza de Santa Cruz da Barra só passou a vigorar mesmo a partir de algumas melhorias realizadas em 1632. Até por volta de 1800 esta e outras fortalezas da região impediram diversas tentativas de invasão ao território nacional via Rio de Janeiro.
O que você vê da Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Outra atração à parte na Fortaleza de Santa Cruz da Barra é a vista que ela proporciona. De lá, você verá o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e boa parte da costa central do Rio. Também verá alguns pontos de Niterói.
Trata-se de uma vista deslumbrante e, por isso, é um local muito visitado por turistas do mundo inteiro.
Principais atrações da Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Agora, com um pouco mais de detalhamento, veja as principais atrações da fortaleza:
Bateria de canhões
As baterias de tiros da fortaleza foram construídas em pedra talhada. Dois níveis são cobertos e possuem células ou nichos com uma pequena abertura para cada canhão (conhecidas como casamatas). O nível superior é uma espécie de terraço descoberto com platibanda. Existe um corredor interno que corre ao longo de todos os nichos de canhão.
Paiol de munição
O interior do paiol de munição tem paredes internas feitas em pedra talhada. Além de ser um lugar aberto para visitação, esta construção também pode ser alugada para a realização de eventos.
Farol
Na parte superior da fortaleza, ao nível das baterias descobertas, existia um farol que auxiliava na navegação à época. Na casinha que sustenta o farol, hoje funciona um espaço cultural. Ali você pode obter informações sobre a fortaleza e ver a reprodução de mapas antigos (inclusive um esquema da área de abrangência de tiros e defesa da Baía).
Celas
Na fortaleza você ainda encontrará diversas celas que eram utilizadas pelos soldados para prender corsários, piratas e inimigos da coroa. Dá medo só de olhar!
Como chegar à Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Para chegar até a fortaleza, saindo do Rio, o acesso mais prático é de carro. Existem alguns passeios turísticos por Niterói que incluem este local. Como tem acesso fácil, também é possível tomar um táxi até lá.
Mas, atenção, o ponto final fica longe da fortaleza em si. Por isso, você precisará fazer uma caminhada razoável. Se for no verão, é aconselhável se equipar com chapéu ou boné, pois o trajeto não é arborizado.
Verifique também os dias e horários em que a fortaleza está aberta para visitação. Há horários em que guias do próprio exército estão no local. Eles explicam tudo, ponto a ponto.
Também é possível tomar um saveiro pela Baía de Guanabara, geralmente saindo do Rio. Neste caso, você não poderá visitar a fortaleza por dentro, pois o passeio é totalmente aquático e este local é apenas um dos pontos turísticos a serem observados.
Informações úteis
Localização: Niterói – Rio de Janeiro;
Endereço: Estrada General Eurico Gaspar Dutra, sem número, 13 km;
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h;
Visitas guiadas: duração de 45 minutos;
Valor do ingresso: entrada franca;