Tempo de leitura: 3 minutos
Partes deste post foram tirados do nosso e-book – Trilhas a pé: Guia básico para trilheiros iniciantes. que você pode baixar aqui!
Nos últimos anos, a cultura da trilha tem crescido no Brasil. E não era para menos, temos uma quantidade imensa de parques de preservação e áreas pouco exploradas neste país continental. Se não temos imensas montanhas, nossos montes são suficientemente grandes e belos; temos também planícies e vales de tirar o fôlego. Passaríamos a vida toda trilhando e não percorreríamos todo o nosso território.
Agora, além de fazer exercícios físicos, que outras razões temos para nos aventurar em trilhas a pé? Muitas, acredite. Veja a seguir uma lista de motivos para caminhar em trilhas:
CAMINHAR EM TRILHAS TE FARÁ…
1) Conhecer lugares incríveis
Apesar do imenso território nacional, a concentração de população em regiões metropolitanas no Brasil é muito grande. É normal que a gente se canse da paisagem urbana, afinal, somos seres da natureza e, portanto, ter contato com ela sempre nos fará sentir bem.
Caminhar por uma trilha é a desculpa ideal para conhecer as belezas naturais do Brasil. Imagine percorrer o Pico do Itacolomi em Minas Gerais com a sua turma, ou explorar o Saco do Mamanguá em Paraty (RJ)… Além de visitar os lugares, você se sentirá estimulado a pesquisar a história deles, isso te tornará uma pessoa com visão de mundo ampliada.
2) Ficar mais bem-humorado
Colocar uma mochila nas costas, subir morros, atravessar a mata, dormir em cabana… Ao mesmo tempo em que tudo isso é aventura, algumas “dificuldades” impostas pelas trilhas também nos ajudam a voltar valorizando mais a comodidade que temos no dia a dia.
Por outro lado, só o fato de sair da rotina já ajuda no humor. Aí você junta sua galera e vai explorar a natureza sem as frescuras da chamada vida moderna. Não tem como não voltar com um sorriso no rosto.
3) Ser mais capaz de improvisar e se adaptar
Ter sempre um cenário diferente e se deparar com novas situações é talvez um dos benefícios mais estimulantes da mania de trilhar.
Não tem jeito, quanto mais a gente se adapta às dificuldades, melhor vive. Caminhar por trilhas é um exercício que impõe dificuldades de uma forma prazerosa: você se adapta, aprende a improvisar no caminho, enfim, exercita seu lado evolutivo.
4) Conhecer novos amigos e consolidar mais as amizades atuais
Todo mundo que vai para uma trilha tem ou quer ter um espírito aventureiro. Responda rápido: tem coisa melhor do que estar por perto de pessoas aventureiras? Trilhar é uma excelente forma de conhecer novos amigos e até de firmar os laços com os amigos atuais.
Reunir a galera, pesquisar uma trilha nova, preparar tudo, dividir os momentos e as descobertas no caminho… Tudo isso ajuda a estreitar as amizades. Chegar lá e encontrar pessoas que já percorreram outras trilhas e têm histórias para contar e dicas para dar, então, é mais legal ainda!
5) Desafiar os próprios limites
Você se lembra do reality ‘No Limite’, que fez muito sucesso no início dos anos 2000 na TV Globo? Guardadas as devidas proporções, caminhar em trilhas pode ser uma experiência parecida.
Logicamente, a gente começa por trilhas fáceis, de curta duração, e depois vai querendo mais e mais. Vamos ganhando experiência, trocando ideias, conhecendo gente que pode nos levar para aventuras maiores… Enfim, desafiando nossos próprios limites. Não tem como não crescer como pessoa!